Muito embora o dia a dia do profissional da contabilidade esteja concentrado na execução de demandas mais específicas dos seus clientes, ainda assim é possível diversificar as entregas do escritório, elevar o ticket médio e otimizar os resultados no final do mês.
Para isso, diferentemente do que muitos profissionais podem imaginar, não é preciso realizar grandes modificações na rotina de trabalho. Na realidade, o que é necessário é desenvolver estratégias para qualificar o serviço, agregar valor ao cliente e perenizar a sua relação com o negócio.
Pensando nisso, queremos ajudar você a dinamizar a sua atuação na contabilidade e aumentar o ticket médio das entregas. A seguir, listamos 5 dicas que podem contribuir com esse processo. Acompanhe!
1. Especialize-se
Uma das primeiras ações para quem busca aumentar o ticket médio dos seus serviços é investir na qualificação e na capacitação de quem os presta. Ou seja, especializar-se dentro da área da contabilidade, sem dúvida, é uma medida que pode trazer excelentes resultados para o escritório.
Na prática, assim como é em outros segmentos do mercado, profissionais mais qualificados e especializados tendem a alcançar remunerações mais elevadas. O conhecimento mais profundo e técnico, como regra, é mais valorizado, além de ser buscado em situações diferenciadas, nas quais o profissional tem condições de mostrar todo o seu valor.
Por isso, esteja em constante evolução dentro da contabilidade. Se aperfeiçoe por meio de cursos, especializações e eventos da área. Tudo isso certamente agregará ainda mais valor para as suas entregas.
2. Ofereça um atendimento assertivo
Uma das características do trabalho do contador — sobretudo o autônomo — é desenvolver uma relação mais próxima com os seus clientes. Essa relação, muitas das vezes, é pautada na confiança e no trato pessoal, atributos esses que figuram como grandes diferenciais.
Somado a isso, também é fundamental que o profissional se empenhe para garantir um atendimento de qualidade, o que envolve não apenas essa pessoalidade, mas, principalmente, assertividade. Ou seja, é preciso oferecer um atendimento alinhado ao perfil e às demandas do cliente.
Por exemplo, demandas mais complexas e técnicas exigem um atendimento mais próximo e técnico. Por outro lado, demandas mais simples, ligadas a execução de processos repetitivos, é preciso primar pela agilidade e precisão nas entregas.
Além disso, é muito importante ouvir o cliente, solicitar feedbacks e sugestões. Esse é o caminho mais eficiente para se implementar melhorias no atendimento.
3. Invista em marketing
Tão importante quanto oferecer um serviço de qualidade e um atendimento diferenciado é ser visto e reconhecido por esses atributos. Nesse ponto, o marketing tem uma grande relevância no processo de crescimento de qualquer negócio, além de ser uma estratégia muito efetiva para se ganhar notoriedade e autoridade no mercado — qualidades que estão diretamente ligadas à percepção de valor dos seus clientes.
Então, o contador que busca aumentar o ticket médio do seu escritório também precisa estar atento ao marketing. Hoje, além de servir como ferramenta para captar novos clientes, o marketing digital é uma estratégia para reforçar a imagem e a credibilidade da empresa, fazendo com que ela seja vista e lembrada.
Entre os caminhos possíveis para se explorar o marketing está investir em um site próprio e na gestão de mídias sociais. Ter uma marca ativa e conectada é um diferencial importante. Além disso, também pode investir na criação de um blog para a oferta de conteúdos relacionados à contabilidade, por exemplo.
4. Relacione-se com ferramentas tecnológicas
Como destacado, o atendimento é um dos pilares para o sucesso na contabilidade. Por isso, é indispensável operacionalizá-lo de forma eficiente e moderna, de acordo com os padrões e com o que se espera na atualidade.
Nesse ponto, uma das estratégias para operacionalizar e otimizar o atendimento é contar com o apoio da tecnologia. Atualmente, existem diversas ferramentas que podem facilitar a organização e a gestão da carteira de clientes, estabelecendo um fluxo de comunicação mais ágil e profissional.
Por exemplo, para operações maiores, quando há a necessidade de gerenciar muitos clientes, você pode investir em:
- software de CRM;
- site institucional;
- canais de comunicação diretos, como chats, redes sociais, e-mail, telefone e aplicativos de comunicação.
Em operações reduzidas, ferramentas mais simples também podem contribuir muito com o atendimento, evitando a demora na hora de dar um retorno ou a perda de prazos. A exemplo, citamos as agendas digitais.
5. Diversifique a oferta de serviços
Outra estratégia que pode ser utilizada para aumentar o ticket médio na contabilidade é diversificar a oferta de serviços dentro do escritório. Existem excelentes alternativas para se atingir esse objetivo, como é o caso do programa Contador Parceiro da Certificado Digital Blumenau, que oferece oportunidades para aumentar a lucratividade, promover a fidelização dos clientes e posicionar melhor a sua marca no mercado.
Somada a todas essas vantagens, o Programa Contador Parceiro da Certificado Digital Blumenau é uma alternativa interessante para quem busca melhorar o seu posicionamento no mercado.
Por fim, aumentar o ticket médio na contabilidade é plenamente possível. Para isso, no entanto, o contador precisa ter uma visão estratégica, avaliar o mercado e a concorrência, além de considerar o formato de parceria que, como vimos, pode agregar excelentes vantagens sem exigir grandes mudanças na rotina.