5 passos importantes para um crescimento saudável empresarial

Transformar um pequeno empreendimento em um grande negócio, ao mesmo tempo que é um dos objetivos mais claros de todo empreendedor, é também um dos seus maiores desafios. Sair da estaca zero e alcançar o topo, como se sabe, não é algo simples. No entanto, com estratégia, é plenamente possível promover o crescimento saudável empresarial e atingir o sucesso nos negócios.

Conduzir uma empresa, hoje, não é mais como no passado. As decisões não podem e nem devem ser tomadas exclusivamente com base em achismos e presunções, mas a partir de dados concretos e avaliações precisas. Além disso, toda empresa, desde o seu estágio inicial, precisa imprimir um certo rigor com as suas finanças, controlando tudo com exatidão e organização. Esses são os passos iniciais para manter o negócio em uma linha ascendente de crescimento.

Entretanto, como veremos adiante, existem outras medidas necessárias para otimizar o dia a dia de atividades da sua empresa e contribuir para um crescimento saudável. A seguir, listamos 5 passos estratégicos para ajudar você. Acompanhe!

Crescimento saudável empresarial: como é possível realizá-lo?

1. Invista no crescimento da sua empresa

Quem busca alcançar o sucesso nos negócios precisa ter em mente que é preciso reforçar a estrutura da empresa ao longo dos anos. É preciso implementar uma cultura de melhoria contínua, de modo a se entregar resultados cada vez mais satisfatórios.

Nesse contexto, investimentos são primordiais, ao mesmo tempo em que são também indispensáveis. À medida que o negócio opera, fatura e obtém lucro, é fundamental reservar parte desse lucro para novos investimentos, tais como:

  • otimizar processos;
  • reforçar equipes;
  • marketing;
  • inovação em áreas estratégicas.

Sabemos que no estágio inicial de qualquer empresa, o orçamento costuma ser apertado, não sobrando muitos recursos para investimentos. No entanto, ainda assim é possível priorizar atividades, investindo pouco, mas regularmente, na melhoria interna do negócio.

2. Inove por meio de novas ferramentas e processos

Seguindo a lógica do tópico anterior, é preciso ser estratégico na hora de investir. Como dito, em pequenos negócios o orçamento é mais restrito, o que acaba por exigir decisões mais inteligentes na hora de investir.

Por exemplo, um caminho a se seguir nos investimentos é pela inovação em ferramentas e processos empresariais. Assim, a substituição de processos burocráticos, lentos e manuais por alternativas automatizadas é totalmente viável, do mesmo modo, investir em soluções de gestão informatizadas, eliminando as tradicionais planilhas em papel.

3. Reforce a qualidade dos seus recursos humanos

Os recursos humanos também têm um papel determinante no crescimento saudável empresarial. Em grande parte das empresas, os colaboradores é que assumem a execução dos processos, interferindo diretamente na produtividade e qualidade das entregas.

Nesse sentido, é primordial qualificar o corpo de funcionários do negócio, auxiliando-os tanto técnica como moralmente. Em muitos casos, equipes menores, mas bem treinadas, têm um rendimento melhor que grandes grupos. Logo, qualificar e treinar os profissionais pode não só ser uma forma de reduzir custos, mas de aumentar a qualidade dos produtos/serviços da empresa e, consequentemente, de promover o seu crescimento.

4. Seja técnico e estratégico

Durante muito tempo, empreender foi uma tarefa ligada exclusivamente às habilidades, aptidões e visão do indivíduo. Por essa razão, as decisões eram muito mais subjetivas, baseadas no chamado “tino empresarial” do empreendedor.

Contudo, essa realidade foi ficando superada com o passar dos anos e evolução da tecnologia, principalmente. Hoje, estar à frente de uma empresa, independentemente do seu porte, é mais uma questão de estratégia e técnica do que propriamente intuição.

O que estamos tentando mostrar a você é que no mercado atual é preciso ser mais objetivo e técnico, buscando orientar-se com base em estudos, estatísticas e dados concretos. Decisões com esse caráter tendem a ser mais produtivas e garantir o aproveitamento de oportunidades. Ou seja, é uma das formas mais efetivas de melhorar a competitividade da empresa e garantir seu crescimento saudável.

5. Conheça bem o mercado

Crescer em mercados amplos e competitivos é uma tarefa extremamente desafiadora. Com diversas empresas fazendo exatamente o que você faz e entregando os mesmos produtos/serviços que você entrega, diferenciar-se de alguma forma é questão de sobrevivência.

Nesse sentido, é muito importante conhecer bem o mercado no qual se está inserido. É primordial saber quem são os principais concorrentes, quais os seus produtos, seus pontos fortes e fragilidades. Com esse conhecimento, fica mais fácil se posicionar no mercado, oferecendo uma proposta diferenciada, atrativa e capaz de gerar resultados para a sua empresa.

Fazer mais do mesmo certamente não garantirá os resultados que a sua empresa deseja. Por isso, estar bem posicionado no seu segmento, conhecer o perfil do seu cliente e traçar estratégias para atendê-lo de forma mais exclusiva e personalizada, sem dúvida, pode contribuir para o crescimento saudável empresarial.

O papel da tecnologia de gestão

Passadas essas dicas, é preciso dar um destaque especial para um outro atributo que pode reforçar — e muito — o crescimento da sua empresa. Estamos falando da tecnologia de gestão.

Como pontuamos, hoje, o sucesso empresarial depende muito da maneira como se lida com as informações e como as decisões são tomadas. Já não é mais indicado agir com base em presunções e achismos. É necessário ser inteligente, usando os dados a favor da empresa.

Nesse sentido, a tecnologia é uma das grandes aliadas dos negócios, especialmente dos pequenos e médios. Atualmente, é muito comum haver a presença de softwares, sistemas e outras soluções tecnológicas na rotina de empreendimentos. Essas tecnologias são a base para as melhorias internas como:

  • minimização de erros;
  • redução de custos;
  • simplificação de processos;
  • aumento na segurança das informações;
  • reforço estratégico com o uso de dados do mercado;
  • aumento da produtividade e muito mais.

A exemplo, softwares de gestão já assumem o gerenciamento de uma série de informações financeiras da empresa, evitando o descontrole, desorganização e prejuízos, além de possibilitar uma melhor aplicação do plano de negócios.

Do mesmo modo, a Certificação Digital auxilia negócios na utilização de documentos digitais, reduzindo o uso de papel nos processos e, ainda, aumentando a segurança no manuseio de dados por meio da internet.

Por fim, o crescimento saudável empresarial não é algo distante da realidade das empresas, sobretudo as pequenas. Na verdade, hoje a tecnologia já democratizou o acesso a ferramentas e soluções capazes de otimizar processos. Com isso, empresas menores conseguem imprimir um alto rigor na sua gestão, competindo de igual para igual com negócios maiores.