Como em qualquer segmento, a relação entre prestador de serviços e cliente é pautada pela confiança, e construir esse tipo de relacionamento exige muito esforço e adoção de uma série de estratégias.
É claro que não existe uma fórmula mágica de sucesso, mas existem táticas que podem ajudar o contador a escolher o melhor caminho para fazer o seu empreendimento crescer e conquistar clientes promotores dos seus serviços.
Criar divulgadores da marca é um grande desafio, porque você vai precisar desenvolver um relacionamento muito sólido e especial, inclusive, proporcionando experiências satisfatórias para que o cliente se encante por seus serviços e, naturalmente, passe a divulgar a sua marca.
Quer saber como conseguir isso? Continue lendo este artigo e descubra!
É possível atrair clientes e ainda transformá-los em embaixadores da sua empresa?
Não é à toa que o marketing é uma das estratégias mais importantes de qualquer organização: utilizando técnicas específicas, é possível criar uma imagem positiva da empresa, destacando-a no mercado e atraindo potenciais clientes com grandes chances de fidelização.
Atrair clientes para uma empresa de contabilidade, em um ambiente tão competitivo, requer planejamento estratégico. Se a empresa já está estabelecida, possui uma marca respeitada e valorizada, o caminho é manter os clientes atuais e conseguir novos, para expandir ainda mais os negócios.
Mas, se o negócio ainda está começando e não tem uma base sólida, com certeza precisará prospectar e adotar estratégias para atrair clientes. É importante minimizar ao máximo os erros na busca por novos clientes, ou poderá colocar em risco a sobrevivência do empreendimento.
Vale ressaltar que o marketing não se limita apenas a executar algumas práticas simples. Seus métodos e abordagens mais eficientes variam conforme os objetivos do negócio, as características do mercado e, principalmente, o comportamento do público-alvo do empreendimento.
O que são clientes embaixadores?
O cliente embaixador é aquele satisfeito e engajado, que divulga de forma espontânea os serviços da contabilidade. Ele faz essa divulgação pura e simplesmente por acreditar na qualidade da marca e por ter vivenciado experiências positivas.
Conquistar e manter os clientes satisfeitos é uma tática bastante benéfica em curto e longo prazo, porém, é necessário que os colaboradores mantenham a qualidade tanto dos serviços quanto no relacionamento e atendimento aos clientes, para que esses continuem divulgando a marca por um longo tempo.
4 dicas para atrair e transformar clientes em divulgadores da sua empresa
Não existe uma fórmula mágica e a estratégia para atrair clientes deve ser baseada nos princípios organizacionais. No entanto, para que você capte a essência e se motive para colocar a mão na massa para conquistar clientes divulgadores da sua marca, separamos 4 dicas que servirão para atrair clientes e transformá-los em embaixadores!
1. Invista em um sistema de cadastro
Existem ferramentas para cadastro de clientes, como o Customer Relationship Management (CRM), que permitem coletar dados e informações importantes para a gestão de relacionamento com o cliente. Com esses sistemas, é possível criar uma área de formulários no site da empresa para que o usuário preencha os dados em algum momento da sua jornada. A ideia é transformar as informações fornecidas em estratégias que possam garantir a satisfação do cliente.
2. Saiba encontrar e se envolver com o cliente
Um bom lugar para encontrar potenciais clientes é justamente os locais que seu público-alvo costuma frequentar. E não basta apenas saber onde estão, é necessário interagir ao máximo com ele. Um bom exemplo são as redes sociais, canais muito dinâmicos e que permitem diálogos diretos e efetivos com os clientes. Mas atenção: os diálogos precisam ser humanizados, afinal, ninguém gosta de conversar com um robô.
3. Conte com uma equipe capacitada e bem alinhada
Outro fator fundamental para atrair clientes são os colaboradores. A equipe precisa estar bem treinada e apta para oferecer todo o suporte necessário ao cliente. Isso inclui estar disponível sempre que o cliente precisar e apresentar soluções práticas para os seus problemas.
4. Garanta a satisfação
A maior parte das empresas tem receio de perguntar diretamente aos clientes se eles estão ou não satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados. Deixe esse sentimento de lado e busque saber se o cliente que contratou os serviços contábeis oferecidos por sua empresa estão plenamente satisfeitos.
Se as respostas forem negativas, ofereça suporte e resolva as questões. Nesse caso, aprimore tudo o que for considerado ponto fraco. Mesmo que as respostas sejam positivas, não deixe de continuar buscando novas formas de surpreender o cliente. Ah, e não se esqueça de agradecer!
Comportamento de compra
Por fim, nunca é demais lembrar que o comportamento de compra, seja de serviços ou produtos, e a forma com que os indivíduos se envolvem com uma marca estão em constante mudança, consequentemente, cada vez mais as empresas se veem obrigadas a oferecem algo diferente para os clientes.
Por isso, a melhor estratégia para atrair clientes é focar no envolvimento com eles, buscando sempre estar presente no seu dia a dia e incentivar o seu engajamento e fidelidade.