Nesse cenário de transformação, por exemplo, hoje muito se fala em trabalho remoto, teletrabalho ou home office, um formato de prestação de serviços a distância, que tem como pilar o uso da Internet e de ferramentas digitais que dão suporte operacional, principalmente.
No entanto, o que nem todos sabem é que hoje o Certificado Digital é um grande aliado das empresas e profissionais quando o assunto é trabalho remoto. A seguir, mostraremos a você como a tecnologia de certificação tem se inserido nessa nova realidade do trabalho a distância, agregando uma série de diferenciais.
Ficou interessado? Continue a leitura e confira o que preparamos para informá-lo!
O que é o trabalho remoto?
Antes de qualquer esclarecimento sobre tecnologia, convém deixar claro o conceito por trás do trabalho remoto. É possível entender essa modalidade como um novo padrão da sociedade, um formato mais flexível, em que o trabalhador pode desempenhar suas funções a partir de diferentes locais, com a mesma produtividade e eficiência.
Sobretudo no cenário das grandes cidades, em que o tempo e esforço dedicados ao deslocamento até os postos de trabalho são significativos, o trabalho remoto se mostrou ser uma alternativa bastante viável, que contribui diretamente com a qualidade de vida do trabalhador e, ainda, com o orçamento das empresas.
Entre as melhorias geradas por esse formato de prestação de serviços, seja na ótica do colaborador, seja na ótica do empregador, é possível citar:
- redução de custos operacionais;
- menor desgaste do funcionário, pois ele pode cumprir suas obrigações de casa, de forma flexível;
- melhor aproveitamento do tempo;
- ganho de motivação;
- aumento de performance, entre muitas outras.
Na prática, o trabalho remoto está diretamente associado à inovação e à tecnologia. Como dito, diferentes soluções e ferramentas permitem às empresas e profissionais a implementação desse novo formato, a exemplo do Certificado Digital, como veremos mais adiante.
O que é o Certificado Digital e quais os seus tipos?
De modo objetivo, o Certificado Digital nada mais é do que um arquivo eletrônico que contém um conjunto de informações do seu titular — como nome, endereço, e-mail, telefone, CPF/CNPJ, RG e afins. É com base nesses dados que o Certificado identifica precisamente o usuário em operações realizadas digitalmente.
Assim, na prática, o Certificado Digital funciona como uma carteira de identidade eletrônica, cuja principal função é atestar que quem pratica um determinado ato mediante certificação é realmente quem diz ser, evitando fraudes e rupturas na segurança da informação.
Existem diferentes tipos de Certificado Digital. Os mais comuns são:
- e-CPF: voltado para o uso do cidadão comum, pessoa física;
- e-CNPJ: exclusivo para empresas;
- SSL: para a identificação de páginas na Internet e proteção de dados que trafegam entre o usuário e os servidores de sites, e-commerces e afins.
Para que serve o Certificado Digital?
Como dito, a função primordial do Certificado Digital é garantir a identificação segura e confiável das pessoas em transações executadas em ambientes on-line. Como na Internet, em tese, não é possível conferir o rosto ou assinatura das partes, é preciso adotar meios capazes de atestar a identidade dos usuários, a fim de assegurar que dados e informações sejam acessados somente pelas pessoas autorizadas.
Hoje, as possibilidades de uso do Certificado Digital são variadas. Desde a assinatura eletrônica de contratos e documentos, até o acesso seguro a plataformas de serviços do Governo, como o Portal e-CAC, podem ser feitos com um Certificado válido, emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada junto ao Instituto de Tecnologia da Informação — ITI.
Além disso, é possível utilizar o Certificado para:
- emitir documentos fiscais;
- participar de leilões on-line;
- cumprir obrigações acessórias, como o envio da declaração de Imposto de Renda;
- transferência de propriedade de veículos, entre outras.
Quais os principais benefícios do Certificado Digital?
A difusão do Certificado Digital no cenário atual não é injustificada. Na realidade, o crescimento dessa tecnologia se deve às inúmeras vantagens que ela é capaz de agregar, tanto para as pessoas físicas quanto para as pessoas jurídicas. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios do Certificado Digital. Acompanhe!
Flexibilidade
O Certificado Digital chegou para romper muitas barreiras físicas na realização de transações e tarefas do cotidiano das pessoas. Com isso, flexibilizaram-se a comunicação de dados, a prestação de serviços e o cumprimento de diversas obrigações.
Aumento da produtividade
Especialmente no cenário empresarial, o Certificado Digital traz um grande ganho de produtividade. A exemplo, com o uso dessa tecnologia é possível concluir vendas e fechar contratos de maneira digital, viabilizando a assinatura remota de documentos. Tudo isso com segurança, integridade e total validade jurídica.
Dessa forma, empresas podem aumentar a produtividade de equipes e encurtar bastante o seu processo de vendas. Não bastasse, o Certificado ainda é crucial para o cumprimento de deveres junto ao Fisco, como a obrigatoriedade de emissão de documentos fiscais, automatizando todo o processo.
Garantia de proteção às informações
Do ponto de vista da segurança digital, a proteção conferida pelo Certificado também desponta como um dos seus principais benefícios. A utilização de avançados protocolos de criptografia, por exemplo, torna praticamente impossível a ocorrência de fraudes e acesso indevido a sistemas e informações sigilosas, isso em caráter pessoal ou corporativo.
Como ele é usado nos trabalhos remotos?
Trazendo para a realidade do trabalho remoto, o Certificado Digital tem um papel elementar. A seguir, destacamos algumas das possibilidades que essa tecnologia consegue agregar ao dia a dia das empresas e profissionais, reforçando atributos como a segurança da informação e a mobilidade. Vejamos!
Acesso seguro do funcionário por VPN
A partir do uso da Certificação Digital, empresas podem garantir o acesso seguro e criptografado do funcionário à sua VPN. Assim, o Certificado serve como uma ferramenta de identificação do empregado, garantindo que somente pessoal autorizado tenha acesso à VPN e possa trabalhar remotamente.
Assinatura de documentos digitalmente
Outra aplicação do Certificado Digital no contexto do trabalho remoto está na possibilidade de assinatura eletrônica de documentos. Com isso, é possível eliminar o uso de arquivos impressos, adotando um modelo digital, mais fácil de ser armazenado e compartilhado — o que é extremamente válido no formato de trabalho remoto.
O Certificado é a base para a assinatura digital de documentos, atestando a sua autenticidade e integridade, além de legitimar a sua validade jurídica para todos os fins.
Para facilitar ainda mais o processo de assinatura de documentos digitalmente, a Soluti, provedora de serviços da Certificado Digital Blumenau, dispõe do Assine Online, uma plataforma para assinar documentos e contratos eletronicamente (assinatura eletrônica) e digitalmente (através de Certificado Digital), tudo com validade jurídica, muita praticidade e segurança, além da facilidade de enviar os documentos para outras partes assinarem e ter todo o controle do fluxo, economizando tempo para focar no que mais importa.
Armazenamento na nuvem
Como reflexo do tópico anterior, a Certificação Digital permite às empresas migrarem suas atividades para o formato digital. Essa ação, na prática, garante o uso de documentos eletrônicos, muito mais seguros e de fácil manuseio.
Em vez de gastar tempo, espaço e recursos administrando inúmeros documentos impressos, o Certificado Digital é a chave para uma gestão simplificada, baseada em documentos digitais, os quais podem ser facilmente armazenados e acessados em nuvem, a qualquer hora e lugar.