Como gerar vantagem competitiva no negócio por meio dos Certificados Digitais?
Não é preciso ser especialista no assunto para saber que o alcance do sucesso requer algum tipo de destaque da empresa com relação às suas concorrentes. Nessa perspectiva, seja qual for o seu segmento de atuação, um negócio deve ter vantagem competitiva para ter condições não só de enfrentar a concorrência, mas principalmente de ser superior a ela.
É essa superioridade que vai fazer com que a empresa conquiste e fidelize os seus clientes, de modo a ter chances de se consolidar como potência em determinado ramo mercadológico. Tendo em vista a predominância das tecnologias em todos os setores da sociedade, vale a pena apostar nos seus recursos para ganhar competitividade — especialmente na Certificação Digital.
Neste post mostramos de que maneira é possível gerar vantagem competitiva no negócio por meio do uso de Certificados Digitais. Abordamos a relevância da competitividade para o mercado, a importância de investir em tecnologias e os benefícios práticos gerados pela utilização de Certificados Digitais. Acompanhe!
A competitividade de mercado
O regime de comércio em que estamos inseridos prevê a livre concorrência entre as organizações empresariais no que diz respeito à oferta de serviços e de produtos. Essa condição faz com que cada negócio deva buscar meios apropriados de se diferenciar dos demais, despertando a atenção de consumidores que podem se tornar clientes.
É nesse cenário que emerge o conceito de competitividade de mercado, que consiste na capacidade de uma organização de conseguir alcançar os seus objetivos com mais êxito do que as suas concorrentes. Trata-se da obtenção de rentabilidade superior às competidoras no mercado, tendo como base a satisfação das expectativas e das necessidades dos seus clientes.
A importância do investimento em tecnologias
Deixar de aproveitar as diversas funcionalidades proporcionadas pelo emprego de recursos tecnológicos no ambiente corporativo é atrasar ou até impedir o desenvolvimento de uma empresa. Isso acontece porque os diferentes tipos de ferramentas computacionais e os variados formatos de interação via internet constituem em um verdadeiro oceano de possibilidades para o crescimento do negócio.
Atualmente, já não é mais possível pensar apenas em procedimentos administrativos com base no uso de papel e caneta, em processos de compra e venda que envolvem a presença física de comerciante e comprador ou ainda em estratégias de marketing fundamentadas em anúncios impressos. Uma empresa que foca somente nessas práticas corre alto risco de se tornar obsoleta.
Para que o negócio seja competitivo, ele precisa acompanhar de perto as tendências de inovação tecnológica. No domínio administrativo, por exemplo, isso requer a adoção de certas práticas, como a implementação de documentos digitais, que conferem agilidade e rapidez tanto aos procedimentos efetuados pelos funcionários quanto àqueles realizados pelos clientes.
Até mesmo o formato e os mecanismos de vendas da companhia podem se beneficiar das inovações tecnológicas, como é o caso do comércio eletrônico. Esse tipo de mercado vem crescendo exponencialmente no Brasil, não podendo ser negligenciado pela empresa que pretende se manter competitiva e levar vantagem sobre as suas concorrentes.
Em uma sociedade caracterizada pelo uso maciço da internet e de dispositivos eletrônicos, o investimento em tecnologia é o grande propulsor para a obtenção de vantagem competitiva. A empresa que é capaz de utilizar recursos tecnológicos para facilitar as transações comerciais tem potencial para captar e conquistar mais clientes por meio da otimização da prestação de serviços.
Os benefícios do uso de Certificados Digitais
Considerando o processo contínuo de inovação tecnológica, há muitas ferramentas com potencial de serem empregadas na busca por vantagem competitiva. Entre elas, merece destaque o Certificado Digital, que consiste em um documento eletrônico de identidade — ou seja, um arquivo eletrônico que identifica a titularidade do arquivo.
Que tal saber como ele ajuda a empresa a obter vantagem competitiva? Continue a leitura!
Mais presença online para atender à demanda do público
Existem diversos tipos de Certificados Digitais, que podem ser usados tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas — como é o caso da assinatura digital. Por meio dessa ferramenta é possível que transações sejam negociadas e até mesmo concluídas de forma online, gerando mais praticidade para os clientes, que não precisam se deslocar até a sede da empresa.
Outro certificado vantajoso é o SSL (Secure Socket Layer). Trata-se de um padrão internacional de proteção de dados que intercepta a leitura de informações por usuários não autorizados. O SSL oferece mais segurança e credibilidade, já que seus recursos criptográficos indicam a origem do site acessado e tornam segura a conexão entre os servidores web e os visitantes.
Assim, se a página é segura, pode-se observar um ícone de cadeado no canto superior esquerdo da barra de endereços, o que garante que apenas o destinatário e o emissor têm acesso às mensagens trafegadas e transmite a sensação de proteção aos clientes. Além disso, um site que tem certificado SSL obtém melhor ranqueamento no Google, aumentando a competitividade do negócio.
Com toda essa facilidade gerada pelo Certificado Digital, será que o cliente vai preferir deixar os seus afazeres e sair para assinar um documento ou vai gastar poucos minutos para efetuar o processo de onde estiver? A resposta é óbvia, certo? Oferecer essa possibilidade à sua clientela é um grande diferencial.
Aumento da produtividade
Não é só o cliente que ganha tempo com o uso do Certificado Digital: os funcionários da empresa também. O emprego desse recurso tecnológico corresponde à conclusão de um processo administrativo elaborado eletronicamente, a partir da utilização de documentos pré-construídos e sem a necessidade de encontros presenciais com a clientela.
Ao utilizarem procedimentos digitais, os profissionais correm menos risco de cometer erros durante os procedimentos administrativos, evitando a refação do trabalho. Com a informatização e a padronização dos processos, os funcionários ganham tempo para se dedicar a outras atividades na empresa, aumentando a sua produtividade.
Aumento da fluidez dos processos burocráticos
Uma das principais queixas de consumidores em qualquer segmento comercial é o excesso de burocracia na hora de fechar um negócio. Com a utilização do Certificado Digital, o processo se torna bem mais simples, já que o cliente pode receber o contrato diretamente por e-mail, fazer perguntas pelo canal de atendimento online da empresa e finalizar a negociação sem sair de casa.
Garantia de proteção de dados e de segurança nas operações
A competitividade de uma corporação também depende do nível de proteção dos dados com os quais ela trabalha e do grau de segurança das suas operações. Por serem válidos e seguros, os Certificados Digitais evitam fraudes, que poderiam acontecer com o uso de assinaturas em arquivos impressos, preservando a sua imagem e os seus clientes.
Como mostramos ao longo do post, o uso de recursos tecnológicos em seus procedimentos operacionais é essencial para que um negócio tenha vantagem competitiva. Os Certificados Digitais figuram como uma das principais ferramentas para o alcance dessa competitividade, uma vez que atuam de forma decisiva na maior parte dos processos eletrônicos que são desenvolvidos.