Confira quais são as melhores estratégias de captação de parcerias
Uma das principais fontes de empreendedorismo é estar atento as oportunidades e parcerias de negócios.
Tais dados evidenciam que o momento atual retrata um cenário muito competitivo, que exige que estratégias de gestão sejam efetuadas da maneira correta, para que o negócio se mantenha ativo e relevante.
Justamente na busca por atender às demandas atuais do consumidor, os empreendimentos precisaram se adaptar a um mercado mais dinâmico e digital.
Nesse sentido, parcerias e conexões com outras empresas e negócios são cada vez mais benéficas, para agregar valor e tirar do caminho uma possível limitação do potencial do empreendimento.
Pensando na importância dessa ferramenta, separamos algumas estratégias essenciais para a captação de parcerias. Confira a seguir. Boa leitura!
Como captar parcerias?
Na prática, as parcerias visam encontrar pontos em comum entre os empreendimentos, a fim de unir oportunidades e redução de custos, para atividades que terão melhor desempenho se efetuadas em conjunto.
Uma pesquisa realizada em 2018 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, mostrou esses benefícios na prática.
De acordo com o levantamento, 69% dos empresários ouvidos afirmaram que parcerias com grandes empresas resultaram em melhorias na produtividade do empreendimento.
No entanto, para fazer um bom trabalho de parceria é necessário estar atento a alguns pontos. Inicialmente, é preciso que os interesses do potencial parceiro estejam alinhados com os da empresa, para que os objetivos sejam alcançados como uma via de mão dupla.
Por esse motivo, antes de oferecer uma proposta e entrar em contato com outras empresas, é preciso se preparar e estudar. Nesta perspectiva, algumas táticas são bem-vindas, confira a seguir.
- Fazer pesquisas de mercado e networking: listar quais empreendimentos podem oferecer o tipo de serviço que está sendo buscado e fazer uma boa rede de contatos por meio de eventos, são táticas importantes.
- Pontuar os benefícios oferecidos: definir com clareza quais benefícios o seu empreendimento pode oferecer para um eventual parceiro, e vice-versa, também é essencial para uma parceria de sucesso.
Como fazer uma proposta de parceria?
Com uma lista de opções definidas, é hora de partir para a ação. Neste momento é válido pensar nas seguintes estratégias:
- Apresentação:
Nos dias de hoje, é fundamental pensar na maneira de envio da proposta, por isso, é importante se dedicar a fazer uma boa apresentação, seja por e-mail, ou até mesmo em uma reunião.
- Conteúdo e diálogo:
O conteúdo da proposta deve ser muito bem planejado. Sabe-se que a comunicação é um dos pontos principais para uma boa parceria entre empresas.
Por isso, é preciso estabelecer um plano de ação claro. Ou seja, definir qual o papel de cada um no acordo, metas e recompensas.
Com uma parceria estipulada, também é imprescindível formalizar o que foi acordado, por meio de um contrato.
Como manter uma boa relação de parceria?
Com uma parceria já estabelecida e formalizada, algumas estratégias devem ser efetuadas para que as empresas consigam nutrir uma boa e longa relação.
- Abertura para contato:
Para que a parceria seja bem-sucedida, é preciso que o empreendedor esteja aberto para o diálogo e para uma comunicação recorrente com o empreendimento parceiro.
Somente no dia a dia será possível mensurar se a estratégia da parceria está funcionando, por isso, é importante levar em consideração a realização de ajustes, que sejam benéficos para ambos.
- Investimento em tecnologia:
Por fim, atualmente, com a digitalização e tecnologia, sabe-se que somente a operação interna não garante o sucesso de uma parceria. Por isso, investir na divulgação de campanhas nas redes sociais é essencial.
Por intermédio das redes, é possível divulgar o trabalho que está sendo feito em conjunto, fortalecendo o engajamento dos públicos dos dois lados.