Provavelmente você já investiu um bom tempo se qualificando para se tornar um bom contador. No entanto, nos dias de hoje, é preciso muito mais do que fazer uma boa contabilidade para conquistar clientes e mantê-los.
Hoje, mais do que saber lidar com números, o contador precisa saber como utilizar o poder da tecnologia para encantar e fidelizar clientes. A boa notícia é que atualmente poucos profissionais investem no mercado de fidelização.
Um levantamento realizado pela Abemf, em parceria com o Instituto Locomotiva, mostra que 65% dos participantes de programas de fidelidade preferem realizar compras com marcas que oferecem o benefício, 72% dão dicas a amigos e parentes sobre marcas e empresas que disponibilizam esse tipo de ação. Então, se você quer criar uma vantagem competitiva, este é o momento certo para dar esse passo à frente.
Ficou interessado? Continue lendo e aprenda tudo que precisa sobre o mercado de fidelização para o setor contábil!
Mercado de fidelização: por que é importante fidelizar clientes?
Sabemos que um pequeno escritório de contabilidade nem sempre tem dinheiro fluindo livremente. Por isso, há decisões importantes a serem tomadas sobre onde concentrar seus investimentos. Você deve investir para atrair novos clientes? Ou garantir que os existentes não te larguem?
A retenção geralmente é uma forma mais eficaz de fazer um negócio crescer. E a lealdade do cliente é uma grande parte disso. Clientes fiéis nem pensarão em te abandonar e, em um mercado altamente competitivo, isso é fundamental.
Quando falamos do mercado de serviços, então, fidelizar clientes é ainda mais importante. Para o setor contábil, o mercado de fidelização pode trazer muitos benefícios. Listamos alguns!
Pare de competir em preço com os concorrentes
O mercado de fidelização é uma forma altamente eficaz de surpreender e encantar aqueles que compram com você, recompensando-os por algo que antes passava despercebido.
Cada vez que você recompensa um cliente, você vai apelar para o lado emocional dele. Ao fazer isso, você começa a construir um vínculo. À medida que esse relacionamento se desenvolve, eles o veem como muito mais do que alguém que cuida dos seus impostos. Por sua vez, isso fortalece a lealdade, encorajando-os a estenderem seus contratos.
Retenha os clientes existentes
É consenso no mundo do marketing que adquirir clientes pode custar pelo menos cinco vezes mais do que manter os existentes. Aplique esse pensamento ao seu escritório e você verá o impacto positivo que isso pode ter.
A retenção é uma das maneiras mais econômicas de fazer seu negócio crescer. Mesmo em tempos difíceis, os membros de um programa de fidelidade podem agregar mais valor ao seu escritório.
Aumente o valor de tempo de vida do cliente (CLV)
O valor de tempo de vida do cliente (ou Customer Lifetime Value, em inglês) é o lucro líquido atribuído ao relacionamento geral entre você e o seu cliente. Ele rastreia o quão valioso um cliente é para você agora — e o quanto esse vínculo contínuo vale no futuro.
No setor contábil, quanto maior o CLV dos seus clientes, melhor. E um programa de fidelidade permite que você faça justamente isso: aumente o tempo de relacionamento com os seus clientes ao mesmo tempo que aumenta o ticket médio.
Construa relacionamentos pessoais
Criar um vínculo emocional e fazer com que seus clientes se sintam leais ao seu escritório mostra o quanto você os valoriza. Seus clientes são únicos, e você deve tratá-los como tal.
Os dados são importantes. Saber mais sobre quem compra de você é um grande benefício dos programas de fidelidade. Isso porque significa que você pode adaptar melhor seu serviço às necessidades dos compradores.
Crie defensores da marca
Seus clientes mais valiosos não são apenas aqueles que gastam dinheiro. Eles também são os clientes que o geram. Nós os chamamos de “defensores da marca”. E são eles que irão indicar seu escritório para outras empresas.
Fidelização no setor contábil: 5 passos
Veja a seguir como fidelizar clientes no setor contábil:
1. Crie uma boa primeira impressão
Os primeiros meses de relacionamento com um cliente dão o tom para todo o relacionamento profissional. Por isso, você precisa tratar seus clientes mais novos com cuidado extra. Obviamente, fornecer um excelente atendimento ao cliente para todos é essencial. Porém, recomendamos que você priorize os clientes com os quais trabalha há 100 dias ou menos.
2. Dê recompensas de fidelidade
Embora os clientes mais novos devam ser priorizados, são os clientes antigos que mais devem ser agradecidos. Recompense periodicamente seus clientes mais antigos e leais com recompensas de fidelidade, como descontos em serviços ou a realização de um serviço que eles não tinham contratado.
3. Considere as preferências do seu cliente
As pessoas adoram soluções personalizadas. Eles querem saber que estão sendo ouvidos e ver que suas opiniões estão afetando suas ações. Então, faça isso com seus clientes. Ao conversar com eles, certifique-se de ouvir opiniões sobre o que eles desejam. Em seguida, considere essas preferências e elabore um plano que seja perceptível para eles.
4. Responda os e-mails imediatamente
Os clientes se sentem respeitados e bem cuidados quando enviam uma consulta por e-mail e recebem uma resposta em minutos. Se você não deseja estar de plantão 24 horas, defina uma programação de horários ao longo do dia para verificar e responder a todos os e-mails que receber. Informe aos seus clientes sobre esse cronograma para que eles saibam quando esperar uma resposta.
5. Faça mais do que apenas contabilidade
Seja um conselheiro de seus clientes. Evidentemente, a contabilidade é seu dever principal, mas você deve tentar fornecer suporte extra para ajudar o negócio dos seus clientes a crescer junto com você.