Contudo, nos últimos meses, esse movimento de transformação no comportamento de consumo foi ainda mais intenso, em razão dos impactos gerados pela pandemia de Covid-19. Em um curto espaço de tempo, pessoas, empresas, profissionais e o mercado se viram diante de uma nova realidade, de novos desafios e necessidades, o que fomentou mudanças importantes nos padrões de consumo.
Agora, com a volta gradativa das atividades empresariais e comerciais, é possível fazer um balanço mais preciso das mudanças no comportamento de consumo durante a pandemia. Somos capazes de identificar, inclusive, quais delas passarão a fazer parte do chamado “novo normal”.
A seguir, preparamos um artigo bastante informativo para mostrar quais foram as principais transformações no comportamento de consumo ocasionadas pelas pandemia. Continue a leitura e confira!
Mudanças no comportamento de consumo causadas pela pandemia
As principais transformações dizem respeito à forma como as pessoas passaram a comprar e se relacionar com as empresas. Nesse sentido, por exemplo, houve um grande incremento na utilização dos meios digitais, dada a necessidade de se adaptar às limitações impostas de distanciamento social nesse novo cenário.
Dessa nova realidade, diversas outras mudanças puderam ser percebidas. Confira, a seguir, algumas das mais relevantes!
Aceleração da transformação digital
Sem dúvida alguma, um dos efeitos mais nítidos da pandemia sobre as empresas e o mercado consumidor está na aceleração da jornada de transformação digital. Nesse sentido, pessoas que nunca haviam feito uma compra online tiveram a sua primeira experiência.
Além disso, inúmeros negócios deram um grande salto na digitalização dos seus processos. Com a imposição do distanciamento social em praticamente todas as localidades do país, os processos físicos e as atividades realizadas presencialmente tiveram que migrar para os meios eletrônicos, do dia para noite. Uma realidade que impactou diretamente o mercado.
Para se ter uma ideia desse movimento de digitalização, no Brasil, foi registrado um aumento na ordem de 400% ao mês no número de lojas que passaram a atuar no formato de e-commerce durante a pandemia. Além disso, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 100 mil lojas já iniciaram as suas vendas pela internet.
Essa tendência está diretamente associada à mudança no comportamento de compra do consumidor, que tem optado cada vez mais pelas aquisições online. Nesse ponto, não se pode deixar de mencionar o crescimento da adesão aos serviços de delivery. Certamente, esse foi um dos impactos mais perceptíveis da pandemia sobre o padrão de consumo das pessoas.
Maior nível de exigência do consumidor
Outra mudança relacionada ao comportamento de consumo durante a pandemia se relaciona com o nível de exigência das pessoas. Como dito, muitos passaram a usar a internet para realizar compras, fazendo desse um segmento ainda mais acirrado.
Com diferentes empresas atuando no meio online — muitas vezes, oferecendo o mesmo produto ou serviço —, o consumidor se tornou ainda mais criterioso na hora da compra. Além da questão do preço, fatores importantes, como a qualidade das entregas e a própria experiência de compra, se tornaram diferenciais ainda mais valorizados pelo cliente.
Hoje, antes de tomar qualquer decisão, as pessoas tendem a pesquisar mais, a comparar alternativas e, ainda, a buscar opiniões especializadas e de outros compradores que tiveram experiências anteriores.
As mudanças que seguirão no pós-pandemia
Diante das inúmeras mudanças geradas pelo cenário de pandemia sobre os hábitos de consumo da sociedade, é inegável que muitas dessas alterações vieram para ficar, tornando-se o chamado “novo normal”. Como citado, a aceleração da transformação digital foi um dos principais efeitos desse cenário de pandemia.
Em razão disso, muitos consumidores tiveram a oportunidade de aproveitar, pela primeira vez, as vantagens do comércio eletrônico, das ferramentas digitais e da internet, de forma mais ampla.
No mesmo sentido, ficou ainda mais evidente as vantagens do uso de tecnologias como Certificado Digital, viabilizando a concretização de atos e transações de forma totalmente segura e juridicamente válida, especialmente em um momento em que o principal meio de interação entre as pessoas, para os mais diversos fins, é a internet.
Nesse contexto, a Certificado Digital Blumenau e a Soluti vai ao encontro dessa nova realidade, oferecendo soluções modernas e efetivas em Certificação Digital. A exemplo, destacamos o Assine.Online, uma plataforma que permite assinar documentos e contratos eletronicamente (assinatura eletrônica) e digitalmente (através de Certificado Digital), tudo com validade jurídica, permitindo que pessoas físicas e jurídicas continuem atuando, mesmo diante do cenário de isolamento. Você pode ativar sua conta gratuita agora mesmo na plataforma e conhecer mais sobre a solução.
No pós-pandemia, certamente, os avanços tecnológicos e comportamentais do consumidor, sobretudo em relação ao uso de recursos digitais, como aplicativos de comida, lojas online, plataforma de assinaturas e tantos outros, não só seguirão como parte da rotina das pessoas, mas tendem a crescer e melhorar cada vez mais.
Com a Covid-19, mais do que nunca, ficou comprovada a importância da tecnologia e dos meios online para os mais segmentos do mercado. Graças à transformação digital, muitos setores puderam seguir em atividade, atendendo às demandas do cliente de maneira ainda mais inovadora, ágil e acessível. E a Soluti tem orgulho em poder contribuir com isso.
O que fazer para se adaptar à nova realidade do mercado
Levando em conta a realidade das empresas nesse cenário de intensas transformações, a palavra de ordem para se manter relevante, competitivo e rentável é adaptação. Conforme destacado, a pandemia foi vetor para alterações sensíveis no comportamento de consumo da sociedade.
Diante dessa realidade, aos negócios, só restou um caminho a ser seguido: o da inovação e do uso da tecnologia. À medida que o tempo passou e a pandemia avançou, mais nítida ficou a importância de os negócios se apoiarem no uso dos meios digitais.
Hoje, ter presença online, diversificar canais de interação e de vendas, utilizar dados e focar a digitalização dos processos, sem dúvida, é a forma mais segura para fortalecer a marca da empresa, crescer e se manter sólido no mercado.
Com mais pessoas passando a utilizar a internet para as mais diferentes finalidades, e com mais empresas explorando esse poderoso canal, torna-se essencial investir na qualificação da experiência do seu público. É preciso oferecer um atendimento ao cliente mais qualificado, personalizado e ágil.
Por fim, a pandemia mostrou ao mercado que apostar em processos mais eficientes, que dependam menos de atividades manuais, do uso de papel e ações presenciais é o que condiz mais com a realidade atual. Como visto, o comportamento de consumo está focado no digital. Logo, é por esse caminho que a sua empresa deve seguir.