Seu negócio é sustentável? Muitos gestores ainda não se atualizaram sobre o assunto e estão perdendo a chance de conquistar um grande diferencial competitivo. Pensando nisso, preparamos este post que explica o conceito, sua importância e dicas sobre como implementar essa ideia em seu dia a dia. Confira!
O que é sustentabilidade corporativa?
A sustentabilidade corporativa, ou sustentabilidade empresarial, é um modelo de atuação que busca unir bons resultados financeiros, com desenvolvimento social e preservação ambiental. Trata-se de um conceito recente que visa transformar o modelo de gestão atual.
Em resumo, a proposta é fazer com que as empresas priorizem resultados econômicos sem deixar de lado as ações para reduzir os impactos socioambientais de sua atividade. Desse modo, a marca se fortalece e a sociedade se desenvolve de uma forma mais justa, igualitária e consciente.
Quais são os pilares da sustentabilidade corporativa?
Sustentabilidade é um tema recorrente no mundo empresarial, pois essa é uma demanda do consumidor contemporâneo que tende a ser cada dia mais valorizada.
Quando falamos em sustentabilidade corporativa, identificamos três pilares: o econômico, o social e o ambiental. O grande objetivo do modelo é garantir que eles coexistam de forma harmoniosa no dia a dia da empresa. Entenda melhor!
Econômico
O primeiro pilar, o econômico, está relacionado à busca pelo lucro. Como você sabe, toda empresa para se manter viva e em pleno crescimento deve almejar o lucro, não é mesmo?
Uma governança corporativa eficiente consegue fazer com que o negócio seja lucrativo. Para isso, ele deve agregar valor ao produto/serviço e conquistar um bom retorno sobre o investimento. Lembrando que o lucro é o pilar mais fácil de mensurar, visto que existem inúmeras ferramentas que ajudam os gestores a medir a lucratividade do negócio.
Social
O segundo pilar, o social, tem um olhar especial para as pessoas que são impactadas pelo funcionamento da empresa. Nesse caso, falamos dos funcionários, colaboradores e consumidores da marca.
Para garantir que esse pilar esteja presente, o negócio deve demonstrar preocupação com a sua gestão de pessoas. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como:
- política de salários dignos e condizentes com a qualificação;
- ambiente de trabalho saudável;
- clima organizacional que respeita as diferenças;
- parcerias com empresas que respeitam os Direitos Humanos.
Ambiental
Não é exagero dizer que a causa ambiental é uma das principais lutas da sociedade contemporânea. Exatamente por isso, é fundamental que as empresas se esforcem para dar a sua contribuição de forma eficiente e duradoura.
Esse é o terceiro pilar da sustentabilidade empresarial, que pode ser colocado em prática de diversas formas, como:
- redução da emissão de carbono;
- reciclagem dos resíduos produzidos;
- uso de documentos digitais.
Como a sustentabilidade corporativa pode impactar sua empresa?
Que tipo de benefício a adoção da sustentabilidade corporativa pode trazer ao seu negócio? É normal que gestores e empresários busquem respostas para esse questionamento, afinal, eles precisam entender a relevância de seus esforços.
Nesse sentido, precisamos destacar que a prática é vantajosa de diferentes maneiras. Empresas que se dedicam a atuar com base nos três pilares mencionados são impactadas positivamente. Confira!
Melhora da imagem empresarial
O primeiro benefício conquistado é a melhora da imagem empresarial. Ser sustentável é uma propaganda positiva, que reforça os valores da marca e atrai consumidores — cada vez mais conscientes e exigentes em relação aos processos produtivos de quem compram.
Maior engajamento dos funcionários
Outro impacto importante é o maior engajamento dos funcionários no trabalho, porque fazer parte de uma empresa sustentável estimula e gera o sentimento de pertencimento e orgulho. Aliás, eles aprendem com o exemplo e levam bons hábitos para a vida.
Redução de gastos
Qual empresa não deseja reduzir gastos? O interessante é que se tornar sustentável faz com que a meta seja alcançada de forma estratégica. A redução do uso de papel e a própria reciclagem contribuem para o meio ambiente, mas também geram economia.
Como aplicar a sustentabilidade corporativa em seu dia a dia?
Como vimos, a sustentabilidade corporativa é um modelo cujo objetivo é garantir o crescimento saudável da empresa. Dessa forma, ela contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do negócio e de toda a sociedade.
Se o conceito atraiu você, é hora de aprender a desenvolvê-lo em seu negócio. Para isso, o fundamental é adotar a responsabilidade socioambiental como meta e fazer da sustentabilidade um valor estratégico. Além disso, preparamos algumas dicas valiosas que podem ser aplicadas em seu cotidiano e que geram bons resultados. Acompanhe!
Invista em programas educativos
Que tal implementar programas educativos para treinamento e formação de seus funcionários? Esses projetos ajudam a desenvolver o senso de responsabilidade socioambiental na empresa e reforçam seus valores e suas metas.
Aposte na inclusão de pessoas
Apostar na inclusão e na diversidade de pessoas em suas contratações é uma forma de contribuir para uma sociedade mais igualitária. Pensar em vagas que possam ser assumidas por pessoas com deficiência, por exemplo, é uma prática simples e muito efetiva.
Reduza o uso de papel na empresa
A era do papel está ficando para trás! O uso de documentos na nuvem é uma prática inovadora capaz de reduzir custos e tornar seu cotidiano muito mais eficiente e prático. Além disso, a implementação da assinatura eletrônica elimina o problema das fraudes e mantém a reputação da empresa segura.
Adote uma postura ética no mercado
Por fim, a adoção de uma postura ética e responsável no mercado pode ser decisiva para o seu crescimento, especialmente no atual contexto. O respeito à concorrência, às leis em vigor e ao consumidor é valorizado e traz retornos positivos.
Viu só como a sustentabilidade corporativa pode favorecer o crescimento de sua empresa? Investir no meio ambiente e na sociedade são maneiras de ampliar seus lucros e se tornar mais competitiva. Afinal, ter uma boa imagem perante a sociedade é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Agora que você já sabe disso, aproveite as dicas e coloque-as em prática agora mesmo!