Tecnologia para empreendedores: quais ferramentas podem ajudar?
Tirar um projeto do campo das ideias e torná-lo realidade é um dos grandes desafios enfrentados por uma mente empreendedora. Com tantas variáveis a serem calculadas, cenários a serem projetados e riscos existentes, empreender exige muito mais do que perseverança e foco. Hoje, é preciso ser estratégico, analítico e realista na hora de ingressar no mercado. Por isso, a tecnologia para empreendedores tem se destacado tanto no cenário atual.
De forma geral, a tecnologia tem oferecido aos negócios uma série de ferramentas e metodologias para fortalecer a gestão empresarial e aumentar as chances de sobrevivência no mercado. A exemplo, softwares reduzem a demanda por pessoal, automatizam tarefas, coletam e trabalham dados, reduzem a probabilidade de erros e entregam mais competitividade aos pequenos negócios.
Do mesmo modo, na era da informação e conectividade, a internet tem sido campo fértil para empresas crescerem, alcançarem um público maior e ofertarem seus produtos e serviços. Ou seja, na era digital houve verdadeira democratização do meio empresarial.
Quer saber como a tecnologia tem transformado a realidade dos pequenos negócios e facilitado a vida dos empreendedores? Preparamos este artigo para abordar esse tema tão atual. Acompanhe!
Como o empreendedorismo se relaciona com a tecnologia
Empreendedorismo, tecnologia e inovação são conceitos que se relacionam bastante no cenário empresarial atual. Em razão da intensa competitividade que impera no mercado, pequenas empresas e negócios em estágio inicial cada vez mais se apoiam no uso da tecnologia como forma de contornar a concorrência e alcançar a sua parcela.
No cenário da contabilidade, por exemplo, pode ser extremamente dificultoso para um novo negócio se estabelecer em uma área já dominada por outras empresas e profissionais que prestam serviços semelhantes. Nesse sentido, com ajuda da tecnologia, novos empreendimentos têm conseguido se reinventar com os meios digitais, alterando sua forma de atuação e gerando diferenciais competitivos valiosos.
A exemplo, diferentes soluções, ferramentas de gestão e marketing, assim como modelos de negócios mais atuais e inovadores possibilitam aos empreendedores se diferenciar. A contabilidade 4.0 mostra bem essa evolução, da mesma forma que a contabilidade consultiva, outsourcing contábil e tantos outros conceitos e formatos de atuação.
Assim, fica claro que, hoje, tecnologia e empreendedorismo são termos que precisam caminhar lado a lado. Afinal, grande parte do potencial de otimização dos pequenos negócios advém de ferramentas tecnológicas, novas metodologias e dos meios digitais.
Oportunidades de otimizar seu negócio por meio das tecnologias para empreendedores
Como dito, tecnologia e empreendedorismo são conceitos que devem caminhar juntos. Para isso, investir em novas ferramentas e soluções e romper com os meios tradicionais, baseados em processos manuais, lentos e burocráticos, são os primeiros passos para levar a inovação para dentro de uma pequena empresa.
A seguir, listamos algumas das tecnologias que podem facilitar sua jornada como empreendedor. Confira!
Gestão financeira
Soluções automatizadas para esse tipo de tarefa são reforços extremamente relevantes para empreendedores e empresas, especialmente na fase inicial. Isso porque, nesse período, o orçamento é limitado e a margem para erros é mínima. Assim, a gestão financeira precisa ser bem executada.
No entanto, como desenvolver essa gestão quando não se tem uma equipe de especialistas nem muitos recursos para contratar apoio externo? A resposta está na tecnologia. Em temos de ERPs e SaaS, pequenos negócios podem ter acesso a modernas ferramentas de gestão financeira a custos fixos e adaptados à sua realidade.
Na prática, isso garante um controle orçamentário muito mais profissional e preciso, sem necessariamente depender de grandes equipes e altos investimentos. Dessa maneira, o empreendedor pode se dedicar a outras tarefas.
Análise de dados
O insucesso no empreendedorismo, em muitos casos, está associado à tomada de decisões erradas no início da caminhada de um negócio. A falta de referências, experiência e informações para conduzir a empresa acaba a levando a decisões precipitadas, erros e endividamento.
Por essas e outras razões é que hoje não se decide os rumos de uma empresa a partir de achismos e presunções. Na realidade, os dados é que definem o que fazer, como e quando executar cada ação.
Hoje, a análise de dados é um conceito vital para os negócios, desde a fase inicial. Com o apoio de softwares e ferramentas baseadas, por exemplo, em inteligência artificial, é que empreendedores conseguem extrair e trabalhar dados do mercado para tomar as melhores decisões.
A exemplo, os dados são capazes de mostrar as demandas do mercado, o perfil do consumidor, dos concorrentes e muitas outras variáveis importantes. Com esse tipo de informação, empresas conseguem otimizar a experiência do cliente, ajustar seus serviços e produtos e, com isso, se tornarem mais competitivos.
Internamente, os dados também trazem uma visão mais profissionalizada da empresa por meio do uso de indicadores de produtividade e desempenho. A partir deles, o empreendedor tem total controle sobre os resultados, seja em curto, médio ou longo prazos.
Ferramentas de marketing
Não há qualquer dúvida de que o marketing é um dos elementos essenciais para o crescimento e fortalecimento de uma empresa. Isso porque, é por meio dele que o negócio consegue divulgar sua marca, produtos e serviços e prospectar novos clientes.
O marketing evoluiu bastante nos últimos anos e, hoje, muito se fala em marketing digital, um modelo mais versátil, democrático e efetivo para que negócios de todos os portes e segmentos consigam estruturar suas campanhas.
Nesse sentido, as ferramentas de marketing, de certo modo, também estão intimamente ligadas à tecnologia para empreendedores. Afinal, não fosse as mídias sociais, os anúncios pagos, e-mail marketing e o marketing de conteúdo otimizado para SEO, empreendedores teriam muita dificuldade para divulgar sua empresa, sobretudo em razão dos altos custos envolvidos no marketing tradicional.
Gestão de documentos
A gestão de documentos também figura como um dos pontos em que a tecnologia é de grande importância para os empreendedores. Quando bem executada, essa atividade é capaz de evitar erros no manuseio de documentos sensíveis, como os de clientes, assim como encurtar o tempo de negociação e fechamento de contratos.
Atualmente, os documentos digitais têm se tornado comuns na realidade das empresas. Esse formato é mais sustentável, eficiente e melhor gerenciável — tudo que um empreendedor deseja para sua gestão.
Com o crescimento da Certificação Digital, a Gestão Eletrônica de Documentos (GED) cada vez mais se torna o padrão no mercado. Por meio de um Certificado válido, emitido por uma Autoridade Certificadora (AC), negócios conseguem gerar, assinar e transmitir documentos eletronicamente, com segurança, certeza de autenticidade e total validade jurídica.
Nesse ponto, empresas como a Certificado Digital Blumenau, com Soluti, líder e referência nacional no mercado de Certificação, conseguem ajudar empreendedores e pequenos negócios a se desenvolverem com o uso de ferramentas inovadoras, como é o caso do Certificado Digital.
Para se ter uma ideia, essa tecnologia permite não só o uso de documentos eletrônicos ou na nuvem, mas também garante que pequenos negócios profissionalizem seus sites com um Certificado SSL, o qual garante a comunicação segura de dados entre o cliente e o servidor da página, permite o uso de soluções de pagamento online, como o cartão de crédito, além de melhorar o ranqueamento da página no Google.
Por fim, como foi possível perceber, a tecnologia para empreendedores, sobretudo no cenário atual, é de vital importância para a permanência de novas empresas no mercado. É ela a responsável por otimizar processos, democratizar ferramentas e recursos e permitir que negócios profissionalizem sua atuação desde o início. Assim, o caminho tende a ser mais promissor e as decisões, muito mais acertadas.